terça-feira, 31 de março de 2009

COQUETEL MARCA ENCERRAMENTO DA SEMANA DA CULTURA DE PAZ NA ESCOLA

Depois de experienciar, durante uma semana, a substituição dos conteúdos oficiais, alguns deles carentes de revisão na perspectiva da pedagogia da afetividade, o Centro Educacional São Felipe (CESF) realiza, amanhã (27) a culminância da I Semana da Cultura de Paz com um coquetel de confraternização e outras atividades que valorizam o homem enquanto ser nascido para a felicidade.
Tendo acolhido a proposta, apresentada pelo MovPaz, de trocar os heróis apresentados no currículo da história oficial, o CESF colocou em cena outros heróis, Martin Luther King, Mahatma Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Dalai Lama e, sobretudo, Jesus Cristo, como espelhos para construção da cultura de Paz e desconstrução da cultura de violência que às vezes, é estimulada pela mídia oficial e revelada com “tranqüilidade” pela linguagem no cotidiano dos atores da história.
A profª. Railda Neves, coordenadora do CESF, explica que durante a Semana foram destacados os valores essenciais à manutenção da vida e da paz presentes no pensamento dos heróis estudados. Também foi estimulada a percepção da comunhão entre eles apesar dos diferentes espaços geográficos em que atuaram ou atuam. “Foram momentos de emoção, alegria, desafios e reflexão que oportunizaram a todos os envolvidos na escola uma aprendizagem extremamente significativa”, comemora a professora.
“No ensejo percebeu-se, com mais clareza, o quanto a violência, empregada no cotidiano e no imaginário das pessoas, dificultam a realização da cultura de Paz e a torna aparentemente distante. Essa percepção apresentou-se para todos como um desafio e ao mesmo tempo aguçou à sensibilidade para a construção do sonho coletivo da Paz. “I have a dream” que não seja apenas o de Martin Luther King, mas o de todos nós, finaliza a pró Railda.
OBS.: Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, em 27 de março de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário