terça-feira, 31 de março de 2009

CORAL INFANTIL DO CESF DÁ SHOW EM NOME DA PAZ


Durante a culminância da I Semana da Cultura de Paz na Escola, o coral infantil, formado por estudantes (2º ao 5º anos) do Centro Educacional São Felipe cantou e encantou os colegas do 6º ao 9º ano com a música Paz, interpretada por Roupa Nova.

"Só o amor muda o que já se fez e a força da PAZ junta todos outra vez, venha já é hora de acendermos as chamas da vida e fazer a terra inteira feliz!"

INTERCÂMBIO ENTRE AS SALAS - TROCA DE SABERES IV



Por fim, a turma Dalai Lama se apresenta para as demais mostrando a sua importância na construção da cultura de paz. Foram momentos bons nos quais os estudantes fizeram exposição da vida do pacifista.

INTERCÂMBIO ENTRE AS SALAS - TROCA DE SABERES III



O papel da mulher na construção da cultura de paz. Com esse tema os estudantes da Turma Madre Tereza de Calcutá fizeram a exposição biográfica da pacifista com as outras turmas. Isto resultou em saber prático para o desenvolvimento da paz na escola e na sociedade.

INTERCÂMBIO ENTRE AS SALAS - TROCA DE SABERES II



Desta vez, a turma Ganhdi interagindo com as turmas Madre Tereza de Calcutá, Dalai Lama e Martin Luther King. Uma nova experiência de aprendizagem.

INTERCÂMBIO ENTRE AS SALAS - TROCA DE SABERES I


Turma Martin Luther King interagindo com a turma Madre Tereza de Calcutá, Gandhi e Dalai Lama: uma nova experiência de aprendizagem significativa.

ABERTURA DA SEMANA DA CULTURA DE PAZ - FUNDAMENTAL II - APRESENTAÇÃO DOS PACIFISTAS






















ABERTURA DA SEMANA DA CULTURA DE PAZ NO FUNDAMENTAL I - APRESENTAÇÃO DOS PACIFISTAS
















COQUETEL MARCA ENCERRAMENTO DA SEMANA DA CULTURA DE PAZ NA ESCOLA

Depois de experienciar, durante uma semana, a substituição dos conteúdos oficiais, alguns deles carentes de revisão na perspectiva da pedagogia da afetividade, o Centro Educacional São Felipe (CESF) realiza, amanhã (27) a culminância da I Semana da Cultura de Paz com um coquetel de confraternização e outras atividades que valorizam o homem enquanto ser nascido para a felicidade.
Tendo acolhido a proposta, apresentada pelo MovPaz, de trocar os heróis apresentados no currículo da história oficial, o CESF colocou em cena outros heróis, Martin Luther King, Mahatma Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Dalai Lama e, sobretudo, Jesus Cristo, como espelhos para construção da cultura de Paz e desconstrução da cultura de violência que às vezes, é estimulada pela mídia oficial e revelada com “tranqüilidade” pela linguagem no cotidiano dos atores da história.
A profª. Railda Neves, coordenadora do CESF, explica que durante a Semana foram destacados os valores essenciais à manutenção da vida e da paz presentes no pensamento dos heróis estudados. Também foi estimulada a percepção da comunhão entre eles apesar dos diferentes espaços geográficos em que atuaram ou atuam. “Foram momentos de emoção, alegria, desafios e reflexão que oportunizaram a todos os envolvidos na escola uma aprendizagem extremamente significativa”, comemora a professora.
“No ensejo percebeu-se, com mais clareza, o quanto a violência, empregada no cotidiano e no imaginário das pessoas, dificultam a realização da cultura de Paz e a torna aparentemente distante. Essa percepção apresentou-se para todos como um desafio e ao mesmo tempo aguçou à sensibilidade para a construção do sonho coletivo da Paz. “I have a dream” que não seja apenas o de Martin Luther King, mas o de todos nós, finaliza a pró Railda.
OBS.: Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, em 27 de março de 2009

quinta-feira, 12 de março de 2009

ESCOLA E COMUNIDADE REALIZAM ATO PÚBLICO EM DEFESA DA PAZ

A praça do Tomba será o palco onde a paz dará seu show

Estudantes e professores, pais e comerciantes, instituições públicas e privadas, representações religiosas e organizações não-governamentais... Todos se unirão ao Centro Educacional São Felipe (CESF) no Primeiro Ato Público em Defesa da Paz no bairro do Tomba. O evento acontecerá no próximo dia 13 (sexta-feira), a partir das 19h., na praça principal e tem por finalidade oportunizar a construção de uma nova consciência social contra toda forma de violência.
A professora Railda Neves, coordenadora do CESF e do projeto Educação: ponte que garante a Paz e promove a Vida, considera o evento de grande relevância sócio-educacional: “Será uma oportunidade de sensibilização e disseminação da idéia de Paz, diante das inúmeras formas de violência”, diz a professora.
O encontro está aberto à toda população feirense. A direção, professores e estudantes do Centro Educacional São Felipe acredita que é preciso dizer não à cultura de morte, e fortalecer a cultura da paz tão necessária à preservação da vida.
Para obter maiores informações sobre o Ato Público, os interessados devem manter contato com os organizadores através do telefone (75) 3622-7339 e conferir os detalhes no blog dos Educadores pela Paz http://educacaovidaepaz.blogspot.com.

sexta-feira, 6 de março de 2009




Pequenas meninas, grandes mulheres!!!

PARABÉNS ÀS MULHERES QUE EDUCAM PELA PAZ




Parabenizamos todas as educadoras do Ensino Fundamental I por serem mulheres dedicadas à arte do ensino.

"Se a educação sozinha não muda a sociedade, sem ela a sociedade jamais mudará" P. Freire

UM POEMA DEDICADO À MULHER

O tempo passa velozmente e a mente quente prepara o gesto simples e carinhoso que a mulher possui.
Em qualquer momento, num ou noutro pensamento, sua beleza reluz, conduz e traduz o real significado da vida.



Dela, vem os frutos tidos, que, amadurecidos, a esquecem.


Dela, vem todo o amor sem cobrança, sem dor.



Toda mulher é silenciosa por dentro. A existência pura se manifesta em cada detalhe.


Autor: José Ventura Filho

FRATERNIDADE E SEGURANÇA PÚBLICA




Este é o tema da Campanha da Fraternidade 2009, promovida anualmente pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O objetivo da campanha é discutir com toda a sociedade as questões de repúdio à violência apontando caminhos para a construção de uma cultura de paz.
Sensível a esta questão e objetivando construir a cultura da Paz tanto na escola quanto na comunidade do Tomba, o Centro Educacional São Felipe realizará, no próximo dia 13/03 (sexta-feira) o ATO PÚBLICO EU QUERO PAZ na praça central do bairro.
Várias autoridades políticas, civis e religiosas, responsáveis pela segurança pública foram convidadas para participar deste encontro.
Você também está convidado para particiar desse Ato público em defesa da paz. Ligue 3622-7339 e veja como você poderá contribuir para a cultura de paz em Feira de Santana.

PARABÉNS A TODOS OS ANIVERSARIANTES DO MÊS MARÇO


Desejamos muita paz, saúde e felicidade aos nossos estudantes aniversariantes do mês de março. Deus abençoe a todos!!!!!

quinta-feira, 5 de março de 2009

ESTUDANTES MAIS ORGANIZADOS E FELIZES

O Centro Educacional São Felipe em parceria com a Editora Positivo presentearam a todos os estudantes do Ensino Fundamental com uma agenda escolar objetivando facilitar a realização dos compromissos no processo de ensino e aprendizagem. A entrega começou hoje (05/03) e encerra amanhã (06/03) nas respectivas salas de aula.
Na agenda os estudantes receberão orientações para serem bem sucedidos e organizados na realização de suas atividades tanto na escola quanto em casa.

quarta-feira, 4 de março de 2009

EU VOU.... E VOCÊ??????


SEJA BEM VINDO!!!!

Num mundo onde a mídia oficial, muitas vezes, contribui para o fortalecimento da banalização da violência, divulgando-a de tal modo que muitas vezes a torna fator de entretenimento, é necessário que se crie mídias alternativas que promovam a cultura da paz.
É para você que deseja desenvolver atitudes de paz e quer contribuir na construção de uma sociedade mais justa, harmônica e feliz que construímos este espaço.
Seja bem-vindo(a) ao Educação, Vida e Paz!

Descubra o seu jeito de fazer o mundo ser mais feliz!